Timbó participa do Desafio Mundial da Natureza Urbana

Os eventos são gratuitos e abertos ao público

Por Roman Raiter 19/04/2024 - 08:22 hs
Foto: Divulgação
Entre os dias 26 de abril e 5 de maio acontece o Desafio Mundial da Natureza Urbana (e periurbana) de 2024, o maior evento de Ciência Cidadã do planeta. A mesorregião do Vale do Itajaí participará pela segunda vez e Timbó pela primeira vez. A Prefeitura apoia esta ação.
 
O Desafio Mundial da Natureza busca aproximar a população urbana da natureza, das redondezas da cidade onde vive. Todas as pessoas são bem-vindas e podem participar.
O evento é dividido em duas fases:

Fase 1

Na primeira, com duração de quatro dias consecutivos, o objetivo é registrar a maior quantidade possível de espécies silvestres (plantas, animais, fungos) ou seus rastros.
O registro é feito a partir de fotografias e gravações de sons que devem ser obtidas entre os dias 26 a 29 de abril. Toda a comunidade é convidada a participar ativamente. Em Timbó serão realizados dois eventos no Jardim Botânico Franz Damm:

27/04 (Sábado) – Observação Noturna
Horário: 18h – 21h (A instrução acontece até às 19h, depois todos os participantes se encaminham para as trilhas)

28/04 (Domingo) – Observação Diurna
Horário: 07h– 12h (A instrução acontece até às 08h, depois todos os participantes se encaminham para as trilhas)

Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Como participar:

• Instale o aplicativo iNaturalist no seu celular e crie sua conta de usuário(a);
• Tire fotos ou grave sons de animais, plantas, cogumelos e qualquer vida selvagem que encontrar;
• Envie os registros para o iNaturalist com seu celular ou via plataforma web, caso use outro tipo de câmera;
• Pronto! Você já está ajudando com o ranqueamento do Vale do Itajaí no DNU2024, contribuindo com a ciência e a conservação da natureza!
• Opcional: assista as oficinas do iNaturalist e fotografia biológica que temos disponibilizado em: https://linktr.ee/desafiodanatureza.valedoitajai


*Importante: todos os registros devem ser feitos através do aplicativo do iNaturalist ou carregados na plataforma do iNaturalist: www.inaturalist.org, para serem contabilizados no projeto, e devem ser de organismos silvestres.

Somente serão consideradas no DNU 2024 as fotos e/ou sons captados entre às 00h de 26 e às 23h59 de 29 de abril, mas será possível enviar os registros à plataforma até o dia 6 de maio.

O que levar?

• Roupas e sapatos confortáveis;
• Repelente e protetor solar;
• Água e alimentos;
• Lanterna para as Observações Noturnas;
• Guarda-chuva ou capa de chuva;
• Câmeras fotográficas ou celulares;
• Amigos e familiares que queiram participar com você.

Certificado

Todas as pessoas que participam recebem certificado com horas que poderão ser validadas como Horas Complementares. A quantidade de horas dependerá do esforço de cada um. As participações certificadas são:

• Observador(a)
• Identificador(a)
• Organizador(a)

Há também entrega de Menções Especiais para reconhecer os participantes do Vale do Itajaí que se destacarem durante o Desafio Mundial da Natureza Urbana.

Fase 2

A segunda fase consiste em uma maratona de identificação das observações feitas durante a Fase 1.
 
A participação ativa de pessoas com conhecimentos técnicos ou de grupos taxonômicos específicos é essencial neste período.
 
No entanto, também é fundamental a colaboração e participação ativa de toda a comunidade, ficando atenta às necessidades do corpo técnico, como a falta de dados ou a correção de informações incorretas.
 
A comunidade em geral também pode contribuir com seu conhecimento, mesmo que básico, pois é comum que algumas observações fiquem sem nenhuma informação.
Você pode ajudar adicionando identificações básicas, como por exemplo: planta, fungo ou animal. A fase 2 se estende por uma semana, de 30 de abril a 5 de maio.

Saiba mais sobre o DNU

O DNU começou em 2016, como uma competição entre as cidades de San Francisco e Los Angeles. O evento teve tanto sucesso que em 2017 tornou-se um evento nacional nos EUA. E desde 2018 é um evento global que anima pessoas do mundo todo a descobrir e registrar a vida silvestre em suas cidades e arredores.